Pesquisa-GEPIPA

O grupo de pesquisa a Imagem sobre o papel - GEPIPA possui em andamento a investigação O papel na arte do Maranhão: originais e gravuras que  tem como objetivo identificar e registrar a produção artística maranhense produzida sobre o suporte do papel, elaboradas nos processos da gravura e originais. Como também, analisar as coleções artísticas que estão sob a guarda do Maranhão dando preferencia às que utilizam o suporte papel.
Para ingressar no grupo de pesquisa GEPIPA o interessado deverá ter realizado a extensão, essa condição é fundamental para a formação deste futuro pesquisador.
Neste momento duas coleções estão sendo investigadas:

COLEÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL iniciada em 2017 no Museu Histórico e Artístico do Maranhão.
Integrantes: Débora Santiago de Azevedo; Ester Pereira Serra; Flavia Rodrigues dos Santos; Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho; Jamilra Lemos da Cruz; Luiz Eduardo Bruzaca de Carvalho; Maria Raimunda Santos Rabelo de Oliveira; Mithelle Estefany Araújo de Lima; Valfran Moreira De Lima.
Coordenadora: Dra. Regiane Aparecida Caire da Silva.
Desta pesquisa aconteceram apresentações de trabalhos em eventos acadêmicos e artigos. Como resultado da investigação in loco produziu-se o Catálogo Coleção do Banco Central do Brasil contendo analises de todas as obras da Coleção, 125 no total, em fichas analíticas.


COLEÇÃO ARTHUR AZEVEDO iniciada em 2018 no Palácio dos Leões sede do Governo do Maranhão.
Integrantes: Amanda Moraes, Ana Lúcia  Sousa, Daniel Cardoso Santos, Daniela Lopes S Oliveira, Isamara Thayane P da Silva, Larissa Colins Micenas, Marcos Caldas Silva, Suane Maria S M Souza, Valéria Eulina Pires Pereira, Débora Santiago de Azevedo,
Flavia Rodrigues dos Santos;
Coordenadora: Dra. Regiane Aparecida Caire da Silva
Esta pesquisa ainda está no inicio, devido a grande quantidade de obras da Coleção Arthur Azevedo, fez-se um recorte nas obras impressas coloridas.

VER SITE GEPIPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário