Docentes



Atualmente somente a Profª. Drª Regiane Caire Silva coordena e atua na extensão.


Ateliê de Gravura - UFMA - 2016



UM POUCO DA HISTÓRIA: Como o projeto de extensão  "A Imagem sobre o papel" surgiu?

Regiane Caire e Maria Alice Macedo

O primeiro encontro de Maria Alice Macedo e Regiane Caire aconteceu no ano de 1980, quando ingressam no curso de Artes Plásticas da FAAP. A amizade foi curta, em torno de dois semestres, mudanças de horário do curso separaram as colegas de sala.
O reencontro aconteceu em 2010, no primeiro dia de aula do curso de Conservação e Restauro na PUCSP, Maria Alice como aluna, na sua segunda graduação e Regiane Caire, como professora da disciplina de Pintura.
Foi um encontro inusitado. Descobriram que, mesmo com o distanciamento de vários anos, caminharam paralelamente tendo a gravura artística como interesse comum, seja na atividade profissional, como impressoras de gravura, seja na produção acadêmica: ambas pesquisaram sobre a gravura em suas dissertações de Mestrado. Outra questão em comum, foi o fato de terem encontrado, em seu percurso profissional e acadêmico, muitas pessoas com dificuldade em identificar qual a técnica utilizada, quando observam uma obra sobre papel.
Desta forma, em 2010, depois de longas horas discutindo o assunto, resolveram colocar no papel e na prática, um curso que se propusesse a esclarecer as diferenças entre as diversas técnicas de produção de gravuras e de originais, feitos sobre o papel.
Durante um ano, o  Projeto foi analisado pelas instâncias internas da PUC, recebendo o parecer positivo como Curso de Extensão e, no primeiro semestre de 2011, teve início a primeira turma.

Currículo resumido

Regiane A. Caire da Silva é Doutora vinculada à Universidade Federal do Maranhão UFMA desde 2014, tem Pós-Doutorado em Conservação e Restauro de Documentação Gráfica realizado na Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa A Imagem sobre o Papel GEPIPA/CNPQ, com atuação docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na linha de pesquisa Pedagogia das Artes Cênicas, Recepção e Mediação Cultural. Possui Doutorado em História da Ciência com ênfase nos processos da imagem impressa, Mestrado em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa
Processo de Criação, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP e licenciada em Artes Plásticas (licenciatura Plena) pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP no ano de 1984 .Em 1985 inicia sua carreira profissional,  com empresa própria trabalhou na área de comunicação visual na prestação de serviço para agências de publicidades, empresas estatais e privadas. Retornando no inicio dos anos 90 para as artes visuais produziu gravuras artísticas  em serigrafias, editando trabalhos próprios e de outros artistas, os quais eram distribuídos pelas editoras Glatt&Ymagos, Fênix e Galeria Documenta, e com fotografia em laboratório próprio, produzindo fotos em P/B e fotolito.
Investiga a imagem impressa e originais sobre o papel e a visualidade na cenografia. Campo de estudo: a cor na cena, conservação e restauro do papel, gravura, ensino de artes, história da ciência e do livro.

Lattes completo:

Maria Alice Alvim de Macedo é Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004, tendo apresentado a dissertação intitulada “Serigrafia artística: possibilidades expressivas”, é graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), 1984, e cursa, atualmente, Conservação e Restauro na Pontifícia Universidade Católica (PUC SP).
Especializou-se em serigrafia artística, tendo iniciado sua atuação profissional nesta área em 1985, trabalhando em diversos ateliês e galerias. Desde 1996 dirige seu próprio ateliê – MAAM serigrafias –, dedicado à edição e impressão de gravuras e múltiplos em serigrafia, desenvolvendo projetos próprios e de vários artistas contemporâneos, dentre os quais se destacam as edições feitas para o Clube da Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo de: Athos Bulcão, Hércules Barsotti, Iran do Espírito Santo, Regina Johas, Guto Lacaz, Gustavo Resende, e as edições realizadas para os artistas: Regina Silveira, Cláudio Tozzi, Carybé, Antonio Lizárraga, Aldemir Martins, Sandra Cinto, entre outros.
Trabalha, também, com Comunicação Visual voltada para a área gráfica, como criação de logotipos, capas de livros e ilustrações.
Ministrou cursos e oficinas nas áreas de gravura, pintura e edição digital de imagens. Realizou palestras sobre a gravura em serigrafia para os alunos da graduação da UNESP, ECA-USP e Faculdade Santa Marcelina.
Em 2010, elabora juntamente com a Profª Regiane Caire, o projeto do curso de extensão “A imagem sobre o papel: original e gravura”, ministrado na COGEAE PUCSP, no 1º semestre de 2011.
Lattes completo:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735287E8