Extensão

Sobre o Curso

O projeto de extensão A imagem sobre o papel: ações artísticas como meio de promover a educação ambiental é um complemento para a graduação tornando-se um instrumento importante para o aprendizado em uma ou diversas áreas. Ao nível acadêmico, sua ação articula e trabalha o princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois vem complementar o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais com estudos teóricos e práticos sobre a complexidade da Arte (gravuras), Meio Ambiente e Patrimônio natural.
O projeto desenvolverá no participante o conhecimento prático da gravura e estimulará a criatividade por meio da arte engajada, preocupada com questões ambientais.

O objetivo do projeto é discutir o que representa  a arte engajada e como a elaboração da gravura pode sensibilizar o público para os problemas sociais decorrentes  da sustentabilidade ambiental, envolvendo, principalmente, o descarte adequado dos resíduos sólidos (lixo) encontrados tanto na cidade como nas praias, mangues e rios, a relevância da reciclagem e do consumo consciente.

O projeto de extensão terá a duração de 12 meses, com encontros semanais de 4 horas no Casarão Azul, espaço dos cursos de Artes Visuais, Teatro e Musica/UFMA, local voltado para o estudo, pesquisa e extensão. Neste local abriga-se o material gráfico e equipamentos da proponente/coordenadora o que possibilitará a execução das gravuras, apenas os insumos serão comprados pelos participantes. Metodologicamente o projeto terá uma breve introdução teórica sobre as questões de preservação do meio ambiente e sobre os processos da gravura e a arte engajada. Após esta etapa os participantes desenvolverão os projetos visuais e em seguida a impressão dos trabalhos, escolhendo o processo que melhor se adequará ao projeto. Com a obra impressa será feita a intervenção na cidade, de preferência nos bairros onde há uma maior concentração de moradores e em lugares públicos de grande frequência. Com a possibilidade de multiplicação das imagens que o processo da gravura possui, isto é, não serão obras únicas, faremos também uma exposição dos trabalhos na Galeria Acadêmica de Artes Visuais – GAAVi, localizada no Casarão Azul no Centro Histórico. 
A carga horária total da extensão será de 192 horas.
Vagas: 12
Encontros às quartas-feiras das 14:30hs às 17:30hs.
Local: Casarão Azul - Rua Humberto de Campos, 174 - Centro Histórico - São Luís - MA
Com Certificado de Conclusão 

Turma iniciada em Junho de 2022 - término junho de 2023 




 Referências bibliográficas

ALVES, Iulo Almeida; OLIVEIRA, Marília Flores Seixas; OLIVEIRA, Orlando José Ribeiro. Arte e Política: Tessituras do Urbano. Revista: Entretextos, Londrina, v.14, n.2, p. 26 - 46, jul./ dez. 2014.
ANDRADE, Joaquim M. F. de. “Do gráfico ao foto-gráfico: a presença da fotografia nos impressos”. In O design brasileiro: antes do design, org. Rafael Cardoso, 60-61. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Primeira versão, In: BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, Arte e Política: Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165.
CAIRE SILVA, Regiane A. Acessibilidade aos documentos do processo de criação de Renina Katz: proposta de arquivo. São Paulo: Dissertação de Mestrado PUC-SP, 2009.
CASTLEMAN, Riva. Prints of the twentieth century. London: Thames and Hudson, 1976.
CATAFAL, Jordi; OLIVA, Clara. A gravura. Lisboa: Editorial Estampa, Lda., 2003.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp; Imprensa Oficial, 1998.
COSTELLA, Antonio. Introdução à gravura e história da xilografia. Campos de Jordão: Editora Mantiqueira, 1984.
FEBVRE, L. & H.J. Martin. O aparecimento do livro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenian, 2000.
GASCOIGNE, Bamber. How to identify prints: a complete guide to manual and mechanical processes from woodcut to in-jet. New York: Library of Congress, 1986.
GILMOUR, Pat. Modern prints. London: Studio Visa, 1970.
______. The mechanized image: an historical perspective on 20th century prints.
IVIS JR, W. M. Imagen Impresa y Conocimiento - Análisis de la Imagen Prefotográfica. Barcelona: Gustavo Gili, 1975.
LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Artes Gráficas Gomes de Souza S.A., 1965.
MACEDO, M. A. A. Serigrafia artística: possibilidades expressivas. Dissertação de Mestrado. São Paulo, IA/UNESP, 2004.
MARTINS, Itajahy. Gravura arte e técnica. São Paulo: Laserprint e Fundação Nestlé de Cultura, 1987.
MARTINS, Wilson. A palavra escrita. São Paulo: ed Ática, 2001.
NEVES, Ana Maria; et al. Coord. Alexandre Turras.  Plano estratégico de monitoramento e avaliação do lixo no mar do estado de São Paulo. São Paulo: PEMALM, 2021. e-book.
PINHEIRO, Evelyn C. S. A ditadura militar brasileira: diálogos entre a Sociologia e a Arte Socialmente Engajada. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)- Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Espirito Santo, 2018.
TURRA, Alexandre; et al. Lixo nos Mares: do entendimento à solução. São Paulo: Ed. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo/IOUSP, 2020.


Sites:
Contemporary Impressions (American Print Alliance): http://www.printalliance.org/
MAPC Journal: http://www.midamericaprintcouncil.org/
Printmaking Today: http://www.cellopress.co.uk/
The Tamarind Papers: http://www.unm.edu/~tamarind/ttpindex.html
Durham Press fine art print publisher: http://www.durhampress.com/new/16.html
Edinburgh Printmakers: http://www.edinburgh-printmakers.co.uk/
Revista Printmaking Today: http://www.cellopress.co.uk/
Print Works Magazine: http://www.artmondo.net/printworks/
Serigrafia: http://www.squeegeeville.com/
Litografia, Tamarind Institute: http://tamarind.unm.edu/index.html
Spencer Museum of Art: http://www.spencerart.ku.edu/
Museum of Modern Art (MOMA) What is a print?: http://www.moma.org/interactives/projects/2001/whatisaprint/flash.html
World Printmakers: http://www.worldprintmakers.com/
Printmaker: http://www.printmaker.co.uk/

Meio Ambiente